A arte de não fazer nada - Cabeça de Criança

A arte de não fazer nada



Aqui neste site vamos sempre falar de brincadeiras e atividades divertidas e instrutivas para fazer com as crianças. Mas sabia que também é importante reservar um tempo para não fazer nada?

“As crianças precisam de tempo para olhar e pensar, sem objetivo e compromisso. Até para se entediar”, afirmam Ivan Capelato, David Moisés e Angela Minatti no livro “Prepare as Crianças para o Mundo” (Editora dos Autores, 2006). Essa pausa é importante para os pequenos juntarem imagens, sensações e lembranças que vão gerar símbolos que dão sentido à vida. “É uma experiência que une o mundo concreto e o interno, real e imaginário”, dizem.

O fazer nada é absolutamente necessário para a criança entrar em contato com as suas emoções e a própria solidão, construindo sua individualidade.

É importante também deixar que as crianças observem o jeito como os adultos fazem as coisas: como cozinham, cuidam da casa, conversam uns com os outros, se organizam etc. “É preciso oferecer ocasiões despretensiosas, em que adultos e crianças ficam juntos por ficar, sem programa”, afirmam os autores de “Prepare as Crianças para o Mundo”. Nesses momentos os filhos imitam, buscam formas de se identificar com os adultos e colhem material para formar uma memória afetiva.

Importante lembrar sempre disso para não sobrecarregarmos nossos pequenos com mil atividades e brinquedos, não é?

Foto: by-sa

  • Back to top